6ºANO

ESTUDO DO ADJETIVO - PORTUGUÊS - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo

Ex: Homens brutalizados como aquele.

Ex: Homens gentis.

O adjetivo ao caracterizar o substantivo pode indicar:

Qualidade:

Um homem estúpido ou um homem delicado !

Estado:

O trânsito estava confuso trânsito estava calmo.

Lugar de origem:

Cidadão brasileiro, cidadão carioca, cidadão paulista.

A formação do adjetivo também pode ser:

Primitivo: é aquele que não deriva de outra palavra: ex:pequeno embrulho.

Derivado: é aquele que deriva de outra palavra geralmente de substantivos ou verbos: ex:funcionária preguiçosa - derivado do substantivo preguiça. Ex:coração amargurado deriva do verbo amargurar

Simples: é aquele formado de apenas um radical: ex: ruas escuras, problemas brasileiros.

Composto: é aquele formado de dois ou mais radicais: ex:cabelo castanho escuro. Ex:problemas luso-brasileiros.

O adjetivo é uma classe variável como o substantivo varia para indicar o gênero o número e o grau:

- variação de gênero: ex:gênero masculino e feminino: ex: aluno aplicado e aluna aplicada

- Variação de número: ex: aluno aplicado x alunos aplicados.

- Variação de grau: ex: aluno aplicado, aluno muito aplicado, aluno aplicadíssimo.

Quanto ao gênero os adjetivos podem ser:

Uniformes possuem apenas uma forma que se aplica tanto a substantivos masculinos como a femininos: ex: O moço feliz, a moça feliz.

Biformes possuem duas formas uma para o masculino e outra para o feminino: ex: Amigo brincalhão, amiga brincalhona, autor corajoso, autora corajosa.

Nós temos o grau comparativo que pode ser:

- Grau de igualdade: ex: o garoto é tão inteligente quanto sua irmã.

- Grau de superioridade: ex: o garoto é mais inteligente que sua irmã.

- Grau de inferioridade: ex: o garoto é menos inteligente que a sua irmã.

- Grau superlativo ele pode ser absoluto, quando a qualidade de um ser é intensificado em relação a todos os outros seres e não apenas um ser:

ex: a moça é inteligentíssima, a moça é altíssima.

Para caracterizar o substantivo em lugar de um adjetivo pode aparecer uma locução adjetiva ou seja uma expressão formada com duas ou mais palavras com o valor de adjetivo:

Ex: sapatos sem meias. substantivo sapato e sem meias locução adjetiva.

Ex: touca de bolinhas. substantivo touca e de bolinhas locução adjetiva.

Muitas locuções podem ser substituídas por adjetivos de igual significado. Ex: luz do sol – luz solar

força de leão – força leonina

carne de boi – carne bovina

carne de porco – carne suína

amor de mãe – amor maternal

amor de pai – amor paternal

São denominados pátrios os adjetivos que indicam lugar de origem referindo-se a continentes, países, estados, cidades e etc..

Exemplo: Cabo frio – Cabo frio

Campinas – campineiro ou Campinense

Estados Unidos – estadunidense

Florianópolis – florianopolitano

Japão – japonês

Lisboa – lisboeta

Rio de janeiro – Fluminense do estado ou carioca da cidade

Salvador – soteropolitano

Santa Catarina – catarinense ou barriga Verde

São Paulo – do Estado Paulista da cidade paulistano

Atividade:

1) Informe se os adjetivos destacados indicam qualidade, estado ou lugar de origem:

a) O rapaz mineiro venceu o festival de música.

b) ela andava distraída pelas ruas vazias.

c) Na sala pequena havia poucos convidados.

d) O computador japonês surpreendeu os americanos.

e) O carro antigo foi para a exposição.

f) O burrinho permanecia na coberta. Sonolento...

2) Informe se o adjetivo destacado é primitivo ou derivado:

a) O atleta nadador foi desclassificado.

b) O pai chegou cansado e não jantou.

c) A funcionária alta alcançou a lâmpada queimada.

d) O prédio novo foi multado pela prefeitura.

e) O grande borrão de tinta marcava seu uniforme.

3) Informe se o adjetivo destacado é simples ou composto:

a) O empregado esperto terminou o serviço rapidamente.

b) O cidadão aposentado foi durante toda a vida um homem trabalhador

c) O pôr do sol tingia o céu de vermelho alaranjado.

d) A professora explicou nossas raízes afro-indígenas.

e) Aquele livro infanto juvenil foi um sucesso.


AULA SOBRE O ESTUDO DO ADJETIVO - PORTUGUÊS - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


SISTEMA RESPIRATÓRIO - CIÊNCIAS - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


O aparelho respiratório é um sistema essencial do nosso corpo, responsável por nos permitir respirar e fornecer oxigênio aos nossos órgãos. Ele é composto por várias partes que trabalham juntas para garantir que possamos respirar de forma eficiente.


A principal função do aparelho respiratório é a troca de gases. Quando inspiramos, o ar rico em oxigênio entra em nossos pulmões através do nariz ou da boca, passando pela traqueia e pelos brônquios até chegar aos alvéolos pulmonares. Nesses pequenos sacos de ar, ocorre a troca de gases, onde o oxigênio é absorvido pelos capilares sanguíneos e o dióxido de carbono é eliminado.


Vamos dar uma olhada nas partes principais do aparelho respiratório. Começando pelo nariz, ele é responsável por filtrar, umedecer e aquecer o ar que entra em nosso corpo. Além disso, o nariz também possui pequenos pelos chamados cílios, que ajudam a capturar partículas indesejadas presentes no ar.


Em seguida, temos a traqueia, que é um tubo flexível que conecta o nariz e a boca aos pulmões. A traqueia é revestida por pequenos pelos chamados cílios, que ajudam a mover o muco e as partículas indesejadas para fora do sistema respiratório através da tosse ou da expulsão de catarro.


Os brônquios são dois tubos que se ramificam a partir da traqueia e levam o ar para dentro dos pulmões. Eles se dividem em bronquíolos, que são tubos ainda menores que se ramificam pelos pulmões e terminam nos alvéolos pulmonares. Os alvéolos são estruturas em forma de saco, onde ocorre a troca de gases com os capilares sanguíneos.


Os pulmões são os órgãos principais do aparelho respiratório e estão localizados dentro do tórax. Eles são responsáveis por armazenar o ar e garantir a troca de gases com o sangue. Os pulmões são compostos por milhões de alvéolos, que aumentam a área de superfície disponível para a troca de gases.


Além dessas partes principais, o aparelho respiratório também inclui os músculos respiratórios, como o diafragma e os músculos intercostais, que ajudam a expandir e contrair os pulmões durante a respiração.


Em resumo, o aparelho respiratório é um sistema complexo e vital para nossa sobrevivência. Suas partes trabalham em conjunto para garantir que possamos respirar adequadamente, fornecendo oxigênio aos nossos órgãos e eliminando o dióxido de carbono. É importante cuidar do nosso aparelho respiratório, evitando a exposição a substâncias tóxicas e mantendo um estilo de vida saudável.


AULA SOBRE SISTEMA RESPIRATÓRIO - CIÊNCIAS - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


APARELHO CIRCULATÓRIO - CIÊNCIAS - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


 O aparelho circulatório: uma máquina incrível que mantém nosso corpo em movimento


Você já parou para pensar como o seu corpo funciona? Como todas as partes se conectam e trabalham juntas para garantir que você esteja sempre em pleno funcionamento? Uma das partes mais importantes desse sistema é o aparelho circulatório, responsável por manter o sangue fluindo por todo o nosso corpo. Neste artigo, vamos explorar a função, as partes, a importância e como acontece a circulação nesse incrível sistema.

O aparelho circulatório é composto por três partes principais: o coração, os vasos sanguíneos e o sangue. O coração é o motor desse sistema, bombeando o sangue para todas as partes do corpo. Os vasos sanguíneos são como estradas, que levam o sangue para todos os órgãos e tecidos. E o sangue é o combustível, transportando oxigênio, nutrientes e hormônios para todas as células do corpo, além de remover resíduos e dióxido de carbono.

A função principal do aparelho circulatório é garantir que todas as células do nosso corpo recebam o que precisam para funcionar corretamente. O sangue rico em oxigênio é bombeado pelo coração e enviado para as artérias, que se ramificam em vasos menores chamados arteríolas. Essas arteríolas se conectam a capilares, que são os vasos mais finos e que estão presentes em todos os tecidos do corpo. É através dos capilares que ocorre a troca de oxigênio, nutrientes e resíduos com as células.

Após a troca nos capilares, o sangue pobre em oxigênio retorna ao coração através das veias. O coração então bombeia esse sangue para os pulmões, onde ocorre a oxigenação novamente. Esse ciclo de bombeamento e oxigenação do sangue é contínuo e garante que todas as células do nosso corpo recebam o que precisam para funcionar corretamente.

A importância do aparelho circulatório é indiscutível. Sem ele, nosso corpo não seria capaz de receber oxigênio e nutrientes, resultando em um colapso de todas as funções vitais. É como se o aparelho circulatório fosse o responsável por manter todas as engrenagens do nosso corpo funcionando em harmonia.

A circulação ocorre de forma impressionante. O coração, um músculo poderoso, se contrai e relaxa em um ritmo constante, bombeando o sangue para frente. Esse movimento é controlado por impulsos elétricos que percorrem o coração, garantindo que ele funcione corretamente. Os vasos sanguíneos, por sua vez, possuem músculos lisos que se contraem e relaxam para ajudar a impulsionar o sangue. É como se todo o sistema estivesse em constante movimento, trabalhando incansavelmente para manter nosso corpo em pleno funcionamento.

Em resumo, o aparelho circulatório é essencial para a nossa sobrevivência. Ele garante que todas as células do nosso corpo recebam oxigênio e nutrientes, além de remover resíduos. O coração, os vasos sanguíneos e o sangue trabalham em conjunto para manter esse sistema em funcionamento. É uma verdadeira máquina incrível que nos mantém em movimento. Portanto, cuide bem do seu aparelho circulatório, afinal, ele é o responsável por manter você em pleno funcionamento.


AULA SOBRE LINGUAGEM: VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA  - LÍNGUA PORTUGUESA - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


  Tipos de Linguagem: verbal, não verbal e mista

A linguagem verbal é uma forma de comunicação que ocorre por meio de palavras, sejam elas escritas ou faladas.

Na linguagem não verbal, a comunicação ocorre sem a utilização de palavras. É uma forma de comunicação que ocorre por meio de símbolos visuais ou sonoros.

A linguagem mista, tem elementos dos dois tipos de linguagem (verbal e não verbal) aparecem de forma combinada.

 Exemplos de linguagem verbal

• Textos literários, como crônicas, romances, poemas e novelas

• Comunicações orais, como aulas, palestras, colóquios e conferências

• E-mails e cartas

• Relatórios, formulários, cadastros etc.

• Livros didáticos, apostilas, dicionários, enciclopédias etc.

• Manuais de instrução

• Qualquer tipo de conversação, como um bate-papo entre amigos

• Este conteúdo que você está lendo neste exato momento

Exemplos de linguagem não verbal

    A linguagem não verbal está presente em muitos momentos do nosso dia a dia. No trânsito, por exemplo, somos orientados por símbolos e sinais luminosos, que possuem significados. 

 

Exemplos de linguagem mista

Há situações nas quais as pessoas utilizam elementos verbais e não verbais numa mesma mensagem. São exemplos de linguagem mista: panfletos promocionais, placas de trânsito, cartazes, revistas etc.


AULA SOBRE LINGUAGEM: VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA  - LÍNGUA PORTUGUESA - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



 AULA SOBRE ARTIGO  - LÍNGUA PORTUGUESA - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo

Artigo é a palavra que vem antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminado.

Exemplos 

A corrida foi difícil.

Foi uma corrida difícil .

 

Classificação do artigo

 

O artigo se classifica de acordo com o substantivo a que se refere:

Exemplo: Uma mulher tocou a campainha. Era a passadeira chamada para passar a roupa.

O artigo uma que se refere ao substantivo mulher indica o ser de maneira imprecisa indefinida: trata-se de uma mulher qualquer.

O artigo a que se refere ao substantivo passadeira indica o ser de maneira precisa definida: trata-se de um ser específico.

 

O artigo classifica-se em:

o, a, os, as, que são os definidos

um, uma, uns, umas, são indefinidos

 

Flexão do artigo

O artigo é uma classe variável, varia em gênero e número para concordar com o substantivo a que se refere:

 Exemplos:

O menino -------------masculino, singular.

Os meninos ----------masculino, plural.

Um menino ----------masculino, singular.

Uns meninos --------masculino, plural.

A menina-------------feminino, singular.

As meninas----------feminino, plural.

Uma menina--------feminino, singular.

Umas meninas------feminino, plural.

Atividades:

Retire os artigos das frases abaixo e classifique-os:

a) O livro era bonito uma capa interessante e as ilustrações muito coloridas.

b) Um certo feiticeiro encantou o coração da menina.

c) Ele fazia fica cruzando os dedos dentro dos bolsos.

d) Se a mãe tivesse perto, daria uma solução para o problema.

 e) Uma mulher bem falante atrapalhou o espetáculo de dança.


AULA SOBRE ARTIGO  - LÍNGUA PORTUGUESA - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AULA SOBRE SUBSTANTIVO  - LÍNGUA PORTUGUESA - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Substantivo é a palavra que dá nome a seres reais e irreais

Exemplos de substantivos:

Carlos viajou.

Carlos é um substantivo

A chuva caía.

Chuva é um substantivo

Além de objeto, pessoa e fenômeno o substantivo dá nome a outros seres, lugares, sentimentos, qualidades, estado e ações.

Os substantivos são classes gramaticais variáveis:

Em gênero, número e grau.

Gênero Masculino  e Feminino

 

EX: MENINO/MENINA

 

Número Singular  e Plural

 

EX:BOLA/BOLAS

 

Grau Aumentativo e Diminutivo. 

 

EX:CASACÃO/CASAQUINHO

Na gramática Língua Portuguesa há dois gêneros, o  masculino e o feminino:

Masculino é o que admite o artigo o.

Feminino é o que admite o artigo a.

Substantivos biformes: ocorrem quando o masculino e feminino escrevem-se com palavras diferentes;   

EX: GAROTO / GAROTA.

Substantivos uniformes: ocorrem quando há uma forma de escrever para os dois gêneros.

EX: O DENTISTA / A DENTISTA

Epicenos são substantivos de um só gênero que indicam o nome de certos animais e para especificar o sexo utilizamos as palavras, macho ou fêmea.

EX: COBRA MACHO  / COBRA FÊMEA.

Sobrecomuns são substantivos de um só gênero que indicam tantos seres do sexo masculino como do feminino.

EX:

a criança é uma palavra feminina, porém fala de todas as crianças.

o indivíduo é uma palavra masculina, porém ela se refere a homens e mulheres.

 Classificação do substantivo

Comum: indica o nome um nome de genérico.

 

EX: MESA, CADEIRA, ROUPA,ETC.

 

Próprio Indica um nome específico.

 

EX: LARA, DANIEL, DAVI, YASMIN, ETC. 

 

Concreto: Não deriva de nenhuma outra palavra para existir.

 

EX: PEDRA, FLOR, CHAVE, ETC.

 

Abstrato Depende de outros seres para existir

 

EX: ALEGRIA, SAUDADE, BELEZA, ETC.

 

Coletivo: Um conjunto dos mesmos seres.

 

EX: FLOR/FLORICULTURA, CÃES/MATILHA, CHAVE/MOLHO, ABELHAS/ENXAME, ETC.

 Formação do substantivo

Primitivo: é o que vem primeiro e não deriva de outra palavra.

EX: PEDRA, MESA, CAMA, SOL, MAR, ETC.

Derivado: este deriva de outra palavra existente na língua.

EX: PEDRARIA, ACAMADO, SOLAR, MARÍTIMO, ETC.

Simples: é composto por um único radical, isto é uma única palavra.

EX: GUARDA, SOL, PÉ, MENINO, CHUVA, ETC.

Composto: é composto por dois ou mais radicais, isto é duas ou mais palavras.

EX: GUARDA-CHUVA, PÉ-DE-MOLEQUE, ETC.

 

ATIVIDADES: 

1) Identifique os substantivos presentes nas frases:

a) Os cabelos soltos caiam lhe sobre a testa

b) João agradeceu o convite

c) A cada dia eu ficava mais alegre

d) A festa na casa de Rodrigo foi barulhenta

e) Fortaleza é uma bela cidade

f) A tristeza se estampava no seu sorriso 

g)A discussão foi muito animada  

h)Meus tios combinaram a pescaria

i)O preso denunciou os comparsas

j)Ele me deu vontade de rir

k)A neve era artificial

 2)Classifique os substantivos destacados em concretos ou abstratos:

a)Foi feita uma boa limpeza no Jardim  

b)A saudade dos pais era revelada pelas lágrimas

c)O fogo alastrou-se pela mata

d)O saci brincou toda a noite no meio da floresta

e)O ânimo do aluno era evidente

 3)Com as palavras abaixo forme substantivos abstratos:

Modelo: bom/ bondade

a)Nobre

b)Amigo

c)Feliz

d)Justo

e)Frio

f)Esperto

g)Rápido

 4)Forme um substantivo derivado de cada substantivo primitivo abaixo:

a)Chuva

b)Flor

c)Folha

d)Ferro

e)Casa

f)Carro

g)Desenho

h)Máquina

 5)Classifique os substantivos como simples ou compostos:

a)Casa

b)Passatempo

c)Pedacinho

d)Água viva

e)Sol

f)Beija flor

g)Chuvisco

h)Aguardente

i)Cachorro-quente

j)Porco

 6)Passe as frases para o feminino:

a)O ator declamou versos de um famoso poeta

b)O advogado defendeu o réu perante o tribunal

c)O cantor dedicou sua melodia ao francês

 7)Dê o masculino de:

a)Nora

b)Espiã

c)Ré

d)Madrasta

e)Dama

f)Pastora

g)Cabra

h)Cadela

i)Amazona

 j)Ovelha

 k)Imperatriz

 8)Classifique os substantivos uniformes em epicenos, sobrecomuns e comuns de dois gêneros:

a)Vítima

b)Jovem

c)Colega

d)Pessoa

e)Capivara

f)Jornalista

g)Onça

h)Estudante

i)Criatura

j)Formiga 


AULA SOBRE SUBSTANTIVO  - LÍNGUA PORTUGUESA - HOMESCHOOLING 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL